quarta-feira, 26 de maio de 2010

ABOLIÇÃO - Ontem & Hoje



ONTEM:

Muito se destaca na História, a figura de Dona Isabel, a REDENTORA, mas pouco se enfoca no Conselheiro sempre presente e que de fato, foi quem delineou as linhas que levaram a Libertação dos Cativos que tanto padeceram, nesta Terra chamada Brasil.


A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA não teve só uma “mãe”, teve também um Pai e este, se chamava JOSÉ DO PATROCÍNIO, pois a LEI ÁUREA nada mais é que o resultado da campanha que, por dez anos, Patrocínio liderou. Dono de um texto requintado e viril, Patrocínio logo se tornou um articulista famoso em todo o País. Conheceu a Princesa, fundou seu diário, a "Gazeta da Tarde" e virou o "Tigre do Abolicionismo". Em Maio de 1883, criou junto com André Rebouças, uma confederação unindo todos os Clubes Abolicionistas do País, que já haviam conquistado vitórias tais como a LEI DOS SEXAGENÁRIOS e a LEI DO VENTRE LIVRE, mas os abolicionistas queriam mais, queriam a LIBERDADE TOTAL E IRRESTRITA PARA TODOS!


A revolução se iniciara. 


"E a revolução se chama Patrocínio», diria Joaquim Nabuco e esta Revolução, culminou com a libertação proclamada em 1888.


Apesar de sua importância histórica e crucial colaboração para a Libertação de seu povo porém, o “Tigre do Abolicionismo”, morreu pobre, desamparado, abandonado pelos antigos amigos de lutas, imerso em dívidas e no esquecimento. 


Poucos registros temos daquele período histórico, diante da decisão de RUI BARBOSA em fazer queimar estes registros, naquele 14 de Dezembro de 1889.


Para a época, o ato foi justificado como por uma BOA CAUSA, tencionando apagar da lembrança de nosso Povo, a grande e tamanha vergonha que manchava nosso País, do alto da infâmia de quatro séculos de escravidão.


Mas neste afã, esqueceu-se o Ilustre Ministro, do direito dos futuros em ter acesso a estas informações que hoje, ajudariam inúmeras Famílias em ter assegurado o mais sagrado direito, o de saber de suas raízes, quer familiares, culturais ou de origem...


HOJE:


O Brasil não soube adaptar-se á ABOLIÇÃO, os abolicionistas libertaram os cativos do jugo do chicote, sim é verdade, mas não libertaram os mesmos e nem seus descendentes do jugo dos homens, que continuou e continua ativo contra os libertos até os dias de hoje...


A semente da igualdade tão decantada, não foi cultivada pelos libertadores daquela Época e os “FRUTOS DA ABOLIÇÃO” não cresceram e assim sendo, não foram colhidos...


A Comunidade Negra ainda padece com as mais básicas carências em:


_Educação - que além de tímida é calcada na “ótica européia”, podendo exemplificar e destacar a História do Brasil como exemplo, pois a História do Negro, sua passagem e importância na construção do Brasil que ora conhecemos é pífia, uma “alegoria comemorativa” neste 13 de Maio ou através de um breve e discreto apontamento nos Livros Didáticos.


A Lei n.º 10.639/03-MEC que criou a obrigatoriedade do Ensino da História da África nas Escolas Públicas de nível básico e fundamental, tem em sua aplicação e cumprimento uma utopia...


_Moradia - a maioria negra, se concentra em Comunidades que muito lembram os Quilombos de outrora, em muitas das vezes com difícil acesso, em áreas de risco, sem saneamento, sem luz e sem água potável, por mais ABSURDO que isso possa soar para muitos em pleno Século 21.


_Trabalho - é notória a tímida ocupação de cidadãos e cidadãs negros (as) em altos cargos e salários no Brasil.Segundo Mércia Consolação Silva, socióloga e consultora do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (Ceert). "O aspecto mais perverso da discriminação no espaço de trabalho se dá nos processos de promoção ou mobilidade para cargos de chefia, liderança ou comando, que têm maiores responsabilidades, visibilidade e remuneração".De fato, os dados do Dieese para a proporção de assalariados negros e não-negros em ocupações de direção e chefia mostram níveis de desigualdade de oportunidades, além de variações regionais, quando se comparam os resultados para as seis regiões metropolitanas pesquisadas: Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.


Saúde_Os negros sofrem com o sistema de saúde no Brasil.


”Aliás como a maior parte dos Brasileiros” dirão alguns, porém, a negritude combate um mal denominado ANEMIA FALCIFORME e falo combate, devido a falta de um CENTRO DE TRATAMENTO em cada Cidade e que trate do problema de forma adequada...


Faz-se urgente e há muito, uma política efetiva voltada para criar uma infra-estrutura para debelar esta doença.


Ainda é grande a desinformação entre seus portadores e comunidade negra em geral...


É deficiente o tratamento da mesma...


DESTAQUE:No ano de 2009, isso mesmo, SÓ em 2009, foi criada a Portaria MS/GM nº 992, de 13/05/2009: que instituiu a Política Nacional de Saúde da População Negra.


Além deste destaque, outros dados apontam que:


”Na saúde, desigualdades se refletem nos dados epidemiológicos que evidenciam diminuição da qualidade e da expectativa de vida da população negra, tanto pelas altas taxas de morte materna e infantil como pela violência vivenciada de forma mais intensa por esse grupo populacional.Fonte: www.saúde.gov.br 


A despeito deste panorama um tanto desanimador, cientistas tem se debruçado em busca da CURA para o mal, podendo se destacar o estudo do Dr. Yutaka Niiara, que pode ser acompanhado pelos interessados, através dos links: 


http://saudenatural.blog.comunidades.net 


(http://www.youtube.com/watch?v=p8Q6ul5aQhM) 


biovaldir@hotmail.com .


E lá se vão 126 anos desde decretada a ABOLIÇÃO e um lento processo para a efetiva LIBERTAÇÃO da negritude neste País, um dos que possui o maior número de negros, só perdendo para países africanos..


Que após todo este tempo, se faça cumprir no cenário atual o que a base, o sentido da mesma propôs desde aquele 13 de Maio de 1888, pois:


_Os libertos não são mais a MINORIA...


_Os Libertos não são mais “os Filhos da África”...são os FILHOS DO BRASIL!


_Os Libertos tem DIREITOS como todo e qualquer Cidadão nascido nessa nossa Pátria Amada...


Que se cumpra o que ordena a CARTA MAGNA de nosso País que declara:


Art. 3º - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:


I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;


II - garantir o desenvolvimento nacional;


III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;


Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;


X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação


Muitos deste conceitos nacionais no entanto, não são em geral aplicados para os Cidadãos e Cidadãs de cor, que engrossam as filas de hospitais, de trabalho e enchem as prisões de nosso País, além da expressiva mortandade de negros, que aumenta expressivamente dia a dia... 

Que neste 13 de Maio, se liberte o BRASIL, do preconceito e do velado racismo que ainda impera no mesmo

LIBERDADE, LIBERDADE...ABRE AS ASAS SOBRE NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário